Bem Vindo(a) a Harmodonto!
Ligue: (61) 3021-5089
Ligue: (61) 3032-1212
HarmodontoHarmodontoHarmodonto

Gengivite

A instalação da placa bacteriana compromete toda a estrutura bucal da pessoa. Ela se acumula e causa inflamação da gengiva (conhecida como gengivite) e em casos mais graves, perda óssea da estrutura que suporta o dente. A má higienização bucal é uma das principais causas da gengivite, mas não é a única. A oclusão (mordedura errada), presença de tártaro, cáries, baixa produção de saliva, cigarro, alguns medicamentos e até a exposição a metais pesados como o chumbo e o bismuto também podem desencadear a gengivite.

Nos estágios iniciais, a gengivite causa inchaço, vermelhidão ao redor do contorno dos dentes, secreção de líquidos orgânicos e sangramento espontâneo. Em gengivite instalada há mais tempo os sintomas são o mau hálito persistente, alteração do paladar, a aparência do dente afetado parece mais longo por causa da reabsorção óssea e da retração da gengiva. Em nenhum desses estágios ocorre dor, por isso é preciso estar atento.

A gengivite deve ser tratada no consultório odontológico onde será feita a remoção da placa bacteriana e a raspagem dos tártaros, com o objetivo de reduzir a inflamação. Em casa, o paciente deverá seguir alguns cuidados especiais de higienização de modo a prevenir a recorrência do problema.

A escovação e o uso do fio dental de forma correta após as refeições e antes de dormir garantem uma boa prevenção. Mas é sempre recomendável consultar o dentista regulamente (pelo menos de 6 em 6 meses) para uma avaliação.

Periodontite

A periodontite é uma inflamação generalizada da gengiva que surge após um quadro de gengivite não tratado. O problema é causado pelo acúmulo de tártaro e placa bacteriana, que invade a estrutura dos ligamentos ósseos, ocasionando na soltura dos dentes que acabam caindo.

Muitas vezes pode haver o desenvolvimento de um abscesso dentário, aumentando os danos. A periodontite é a maior causa de perda de dentes em adultos e menos comum na infância. Se a periodontite for tratada no estágio inicial (gengivite) é possível impedir que os dentes se soltem, realizando a raspagem dos tártaros e remoção da placa bacteriana. Porém, se o quadro já estiver muito evoluído, pode ser necessária a realização de uma cirurgia que irá fazer uma reconstrução periodontal.

Contatos

Riacho Fundo I

CLN 07 Bloco A Sala 107 - Riacho Fundo I – DF
CEP: 71.805-542

Telefone:

(61) 9 9984-5089

Taguatinga Norte

QNE 35 Lote 25 Loja 02 - Taguatinga Norte - DF
CEP: 72.125-350

Telefone:

harmodonto@gmail.com

Agende por Whatsapp!

Faça um pré-agendamento pelo whatsapp, rápido e fácil!

Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas. Pergunte-nos qualquer coisa!